sábado, 31 de dezembro de 2011

Dress Code Masculino

Hey Fashionistas!
Muita gente diz que roupa de homem é fácil, que é tudo a mesma coisa, e não é verdade, muitos se esquecem ou não sabem que existem um monte de regrinhas básicas pra se vestir bem, preparei pra vocês um "mini workshop" de Dress Code Masculino pra vocês!






Terno/Camisa - Abotoamento - Suéter/Cardigã

Fashionistas, não existe coisa mais cafona e inapropriada do que camisa de manga curta e gravata, além de perder toda a formalidade que uma gravata pede, fica super desproporcional, é feio, não pode, NUNCA. A manga da camisa tem que ficar um pouquinho pra fora do blazer ou paletó, espaço de um ou dois dedos mais ou menos, não mais que isso, ah e o punho do blazer nunca pode ser maior que o da camisa.


O abotoamento é a regra que quase ninguém sabe e é muito simples, o último botão do blazer ou paletó NUNCA deve ser abotoado (look 1), e somente desabotoe seu paletó ao se sentar ou se estiver em um passeio informal sem gravata (look 2).


Os cardigãs e suéteres são blusas geralmente feitas de lã ou algodão, você pode usá-lo em um look mais descontraído e não tão formal (look 1), pode usá-lo também por baixo do blazer em cima da camisa pra aquecer (look 2) ou substituir o blazer pelo suéter (looks 3/4).


Uma novidade é que no passar dos anos o terno deixou de ser aquele look seco, sóbrio e adulto, hoje em dia surgiram mil opções para usar, você não precisa necessariamente usar a calça de alfaiataria e nem usar uma cor só, pelo contrário, agora até abusar das cores ta liberado, é o Color Block. A regra é simples, pode usar uma cor forte pra quebrar a outra (look 1) ou misturar mais de um tom forte (looks 2/3/4), só cuidado pra não usar cores que não fazem harmonia.


E para aqueles que serem ser mais despojados ou ousados, é só tomar cuidado pra não virar informações de mais, é simples, só usar a criatividade com bom senso, como nos looks: 1- Ele usa epaulet's de penas e rebites 2- trocou a camisa por uma T-shit listrada e complementou com uma echarpe 3- Trocou a camisa por uma T-shirt com estampa 4- Trocou a calça por um short 5- Trocou o blazer por um trench coat + echarpe 6- Camisa floral liberty e as outras peças em vinil 7- Calça metalizada + botina 8- Camisa de rendas.



Colarinho - Gravata

O colarinho deve acompanhar o tamanho da pessoa, ao abotoar deve sobrar um espaço de uns dois dedos pra não ficar sufocante. O nó da gravata também deve acompanhar o tamanho da pessoa, homens mais largos e altos podem usar um nó maior, os mais baixos, um nó médio pra não sumir no pescoço e deve seguir a lapela do paletó que segue o tamanho de quem vai usar. Os estilos básicos de gravatas são três, aquela mais larga tradicional (foto 1), a slim (foto 2) e a borboleta (foto 3).


E é possível ousar nas gravatas também? Com certeza, quando se tem criatividade dá pra fazer maravilhas. Abaixo, as três gravatas borboletas: 1- Estampa liberty 2- De metal 3- Sobreposição de duas gravatas com colarinho de rebites. As trê gravatas slim's: 1- Estampa Liberty 2- Uma correte pra dar um charme 3- Um broche da cabeça de um alce combinando com o anel, PERFEITO!



Cinto/Suspensório - Meias - Sapato

Cintos devem combinar com os sapatos, e NUNCA use cinto e suspensório em um mesmo look, suspensório fazem as vezes dos cintos, ou vice e versa. No primeiro e no segundo look podemos ver isso muito bem, o suspensório amarelo é usado normalmente no primeiro e no segundo é usado como cinto, outro fato interessante destes looks é que a calça do primeiro é a camisa do segundo look, legal e criativo, ADOREI! Nos demais looks temos uma noção de como usar com shorts, e as opções com blazer ou sem blazer.




Vamos falar das meias, elas devem sim combinar com os sapatos ou com a calça, não necessariamente ser da mesma cor, mas no mínimo fazer harmonia, o que mais se vê por aí são homens usando calça preta com sapatos pretos e a meia branca, HORRIVEL. Nas fotos abaixo você confere uma estampada, uma da cor do sapato, e uma amarela que contrasta com as cores escuras e quebra o monocromático.




Os modelos de sapatos são bem versáteis, pode usar quase tudo, desde o básico all star, alpargatas, mocassins aos oxfords envernizados e com plataformas, só não use mesmo tênis esportivos. Pra finalizar, inspire-se nos modelos mais lindos de oxfords, o 1º é de couro, cano médio e na cor salmão, o 2º é de camurça marrom e o 3º é de plataforma nas cores marrom com roxo e rosa, PERFEITO, quero um desse já!




Essas foram algumas regrinhas básicas do Dress Code Masculino, se você segui-las com certeza vai estar bem vestido pra qualquer ocasião, mas se este não é o seu estilo, você prefere tachas, rebites, jaquetas de couro, camisa jeans, coturnos, não deixe de acessar a postagem sobre o "Glam Rock" é uma postagem completa sobre todas as peças e acessórios do estilo, acessa lá! Muito obrigado pela visita. Au revoir!



Um comentário:

  1. pra mim essa foi a melhor postagem de todas do seu blog, sabe copo eu amo esse estilo de roupa neh, blaiser, gravatas, bem chuck bass, esse sera eu em 2012, vo renovar todo meu guarda roupa e vo me inspirar nesse post do blog amei <3

    ResponderExcluir