terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vini Uehara Interview



Hey Fashionistas!
Depois de um Janeiro lotado de eventos e semanas de Moda, tenho o prazer de apresentar à vocês em parceira com o "Lookbook.nu", um dos fashionistas mais influentes do Brasil; conheci ele em 2009 no começo da sua carreira quando entrava para a primeira temporada de moda Capricho, depois sugeri que ele entrasse para o LookBook, o enviei o convite e ele é o maior orgulho brasileiro na rede social de moda que sempre foi dominado só por gringos. Começando com um vídeo super rápido, vamos conhecê-lo!



  Super simpático, o paulista Vinicius Uehara tem 22 anos, é ex participante da 1ª Temporada de Moda Capricho, e o brasileiro mais influente na rede social de moda LookBook. 




_ Conte-nos um pouco sobre você e onde você vive.
Meu nome é Vinicius Uehara, mas você pode me chamar de Vini. Eu sou um estudante à moda antiga, estilista e fotógrafo. No ano passado eu morava sozinho em um apartamento, mas agora moro com minha mãe e meu cachorro. Minha rotina é bastante agitada e um pouco confuso às vezes. Em 2009, participei de um reality show de moda, onde conheci meus melhores amigos. Eles são meus colegas de trabalho até agora. Eu não sou um festeiro ou algo assim, prefiro ficar em casa, fazer minhas próprias roupas, ouvir boa música ou assistir a um grande filme. Eu tenho dois blogs: Le Jeans com meus amigos, e meu próprio site, ViniUehara.


_ Como foi que você começou a se interessar por moda e como ela é importante na sua vida?
A moda tem sido parte da minha vida desde que eu era uma criança, mas só se tornou algo profissional quando cheguei na faculdade.
Quando eu tinha 6 anos, meu pai costumava trabalhar em teatros como ator e músico, então eu estava sempre por perto dos figurinos maravilhosos. Eu amava tocar as roupas, ver como eles foram feitas e sentir a magia de todas elas. Eu comecei a personalizar roupas sozinho, para que eu possa vestir as roupas com meu próprio estilo. Quando eu estava no colegial eu percebi que o mundo da moda seria maravilhoso pra mim, porque a moda está relacionada com a arte, e arte me faz respirar.
Quando eu era pequeno eu comecei a prestar atenção nas ruas, a maneira que as pessoas costumavam se vestir, andar, falar e olhar para as roupas de outra pessoa. Isso é uma rica fonte de inspiração, porque é real e tão atual! Gosto de ouvir boas canções como The Smiths, M83 ou Muse para obter inspiração quando estou desenhando, abre a minha mente.


_ Quais são as suas paixões?
Eu diria desenho, fotografia, cinema, música e costura.



_ Como você descreve a cena de moda em São Paulo em comparação com outras grandes cidades do mundo?
São Paulo é uma cidade de workaholics. Eles são muito difíceis de trabalhar e às vezes parece que eles não têm essa coragem de se vestir como eles realmente querem, mas nós podemos também encontrar os jovens tentando mudar isso e se expressar.

_ O que você ama sobre a vida em São Paulo?
A cidade nunca dorme, não importa o quê.



_ Como você descreve seu estilo pessoal e suas influências e inspiração?
É muito difícil descrever-me porque eu não tenho um estilo específico. Eu só uso o que eu quero no momento. Se o meu humor está OK meu olhar é OK também. Eu gosto de misturar cores e estampas quando estou ofegante. Eu não me importo muito sobre tendências. Quando eu chegar a usar alguma coisa, é muito natural, na verdade.

_ Designers favoritos e lugares para fazer compras?
Eu não tenho um designer favorito e eu adoro as lojas de segunda mão.



_ A primeira coisa que você olha na roupa de outra pessoa é:
Se eles se sentem confortáveis. Eu acho que é horrível quando vejo uma menina vestindo um sapato caro, mas ela não pode nem andar. Não elegante em tudo.

_ O que faz você fazer alarde?
Eu tenho paixões por diferentes tipos de coletes! Diferentes cores, formas, tamanhos, detalhes. 


_ Uma regra fashion que você sempre quebra:
Cada dia eu escolho uma nova para quebrar.

_ Uma regra fashion que você nunca quebra:
Ser criativo.


_ O que você acha que é a tendência mais recente e notável a aparecer e reaparecer, e quais são seus pensamentos sobre isso?
O estilo dos anos 70. Atualmente, eu posso ver em calças, padrões, cores, acessórios, saias longas e muito mais.

_ Qual é o item mais subestimado em artigos masculinos e femininos?
Luvas, eu acho. Para ambos. Eu amo e eu tenho algumas. Eu acho que é elegante e sofisticado, mas ninguém tem coragem de usar. Algumas pessoas pensam que é demasiado gay, mas eu não penso assim!



_ Sua cor favorita do momento é:
Vermelho! Eu comprei um monte de tecidos vermelhos e eu estou fazendo peças diferentes de roupas. Eu não usava quase nada da cor, e eu não sei porque, mas parecia não combinar com nada, mas agora eu encontrei muitas maneiras de usá-la.

_ Qual é o seu processo criativo ao fazer roupas?
Quando estou fazendo alguma coisa para mim, eu só acho que o que fica melhor com meu estilo. Eu gosto de xadrez, diferentes formas, cores e muito mais. Quando estou fazendo alguma coisa para alguém, eu tento seguir o desenho que eu fiz.


_ Qual é o seu próximo "must have" de compra?
Macacões. Não sei porquê, mas eu os amo.



_ Há alguma ícones da moda ou pessoas famosas cujo estilo você admira?
Eu não tenho um ícone específico. Na verdade o que realmente me inspira são as canções que eu tenho escutado e os momentos que eu tenho vivido com a pessoa que eu amo. Eu só uso famosos ícones para obter uma visão das tendências.


_ O que você não pode viver sem?
Eu não posso viver sem música, meus amigos, minha máquina de costura e minha câmera.



_ O que está em seu iPod, estante, e o que anda assistindo no momento?
No meu iPod: Naked and Famous! The Wombats (eu estou no amor com o novo álbum), Camera Obscura, The Big Pink, The XX, Dan Black, Robyn, Muse, Yeah Yeah Yeahs, Edward Sharpe & The Magnetic Zeros e The Smiths (o tempo todo!) .
Na minha estante: Literatura brasileira, Agatha Christie e revistas de moda.

Vídeos: Os filmes mais bonitos que eu já vi (depois de o meu favorito, não a menos), Into the Wild, com Emile Hirsch, dirigido por Sean Penn. A trilha sonora me faz chorar.


_ Alguma dica para os estudantes de moda?
Não se encantar com a vida glamourosa do mundo da moda!

_ E uma dica para quem quer ser fotógrafo?
Siga sempre a luz! Esse é o primeiro truque!


_ O que você diria para alguém que procura conselhos de moda?
Ele provavelmente vai parecer clichê, mas eu diria que algo como isso: "Acredite em si mesmo".


_ Próximo lugar que você quer viajar:
Eu sempre quis visitar o meu tio em Paris desde que eu tinha 7 anos, mas não posso até me formar. E eu realmente quero ir para o Japão porque a minha família cresceu lá.
_ Se a sua identidade inteira pudesse ser representada por um objeto inanimado, qual você escolheria?
Binóculos.




Vini Uehara e eu mandamos um abraço à todos vocês!
Gostaram? Quero comentários, meus lindos fashionistas!
Au Revoir!


Um comentário: